VOLEIBOL - HISTÓRIA - O JOGO - FUNDAMENTOS

CONHECENDO O VOLEIBOL
     Vamos assistir ao vídeo abaixo e conhecer um pouquinho da historia do Voleibol!


A QUADRA

É retangular, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos adultos e juniores: masculino -2,43 m; femininos 2,24 m).
Há uma linha de 3 metros em direção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o fim da quadra. Fazendo uma quadra de extensão de 18 metros de ponta a ponta e 9 metros de lado a lado.

O JOGO

No início de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o saque, objetivando passar a bola por cima da rede e tocar na quadra adversária. Os oponentes devem então fazer a bola retornar tocando-a no máximo três vezes, e evitando que o mesmo jogador toque-a por duas vezes consecutivas.
O primeiro contato com a bola após o saque é denominado recepção ou passe, seguido do levantamento, que objetiva preparar a bola para o ataque permitindo que um terceiro jogador realize- o , ou seja, acerte-a de forma a fazê-la aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto.
No momento em que o time adversário vai atacar, os jogadores que ocupam as posições 2, 3 e 4 podem saltar e estender os braços, numa tentativa de impedir ou dificultar a passagem da bola por sobre a rede. Este movimento é denominado bloqueio, e não é permitido para os outros três atletas que compõem o restante da equipe.
Em termos técnicos, os jogadores que ocupam as posições 1, 6 e 5 só podem acertar a bola acima da altura da rede em direção à quadra adversária se estiverem no "fundo" de sua própria quadra.
A cada conquista de ponto por qualquer das equipes as posições são trocadas denominando assim o rodízio.             
                                              RODÍZIO DOS ATLETAS EM JOGO

FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL


 A seguir descreveremos os diversos fundamentos do Voleibol.

Saque ou serviço - é o início do jogo. Um jogador posiciona-se atrás da linha de fundo da sua quadra e acerta a bola, fazendo com que atravesse a rede por cima tocando na quadra adversária.
Temos alguns tipos de saques como: por cima, por baixo, jornada nas estrelas, com efeito, viagem ou flutuante.

Passe - o fundamento passe envolve basicamente duas técnicas específicas: a "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura; e o "toque", em que a bola é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça.

Ataque – o ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar o ataque, o jogador dá uma série de passos contados ("passada"), salta e então projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato.

Bloqueio -   Tem como objetivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversária. Consistem em estender os braços acima do nível da rede com o propósito de interceptar a trajetória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo oponente.
Podem ser ofensivos ou defensivos e serem realizados com 1 jogador (simples), 2 jogadores (duplo) ou 3 jogadores(triplo).



3 comentários:

  1. *~ Adorei tudo aquilo que eu precisava encontrei aqui .. Muito obrigada . Bjos e boom domingo !!! ~*

    ResponderExcluir
  2. Gostei agr o professor de edfisica n vai mais me atasana

    ResponderExcluir

Valeu pelo acesso e espero ter ajudado na pesquisa!
Curta no Facebook Blog de Educação Física!