ORIGEM
A origem desses esportes radicais e de aventura surgiu no final da década de 80 e no início da década de 90, quando viraram moda os esportes que os adultos praticavam como o paintball, o surf, o skydiving, o alpinismo, o paraquedismo, o montanhismo, hang gliding e bungee jumping, o montain bike e o trekking.
Antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, se tornaram extremamente populares em um curto espaço de tempo, e foram ganhando muitos adeptos ao redor de todo o mundo.
Uma grande característica dessas atividades acaba se tornando semelhante ao ponto de vista de muitas pessoas, que é a capacidade desses esportes em causar a aceleração da chamada adrenalina o que acaba proporcionando prazer aos praticantes. Já para muitos que praticam esportes radicais é uma filosofia de vida buscar alternativas para desafiar constantemente o corpo e mente.
DEFININDO ESPORTES DE AVENTURA E ESPORTES RADICAIS
É o conjunto de práticas esportivas,vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e de emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.
DIFERENÇAS ENTRE RADICAIS E DE AVENTURA
AVENTURA: Realizadas em ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana.
RADICAIS: Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo.
QUADRO COM AS CATEGORIAS DOS ESPORTES RADICAIS OU DE AVENTURA
CONHEÇA AGORA 10 MODALIDADES DE ESPORTES RADICAIS
1 – SKATE VERTICAL OU “HALF PIPE”
A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto.
2 – BUNGEE JUMPING
Bungee jumping é um desporto radical praticado por muitos aventureiros corajosos, que consiste em saltar para o vazio amarrado aos tornozelos ou cintura a uma corda elástica. Há muito tempo, este desporto era uma espécie de prova Iniciação pela qual os rapazes de uma aldeia teriam de passar para poderem começar a ser chamados de adultos.
3 – RAFTING
Rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Pode ser classificado de nível l a Vl de acordo com o nível de dificuldade das corredeiras.
4- MONTAIN BIKE
Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.
O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.
5 – BASE JUMPING
Base jumping é uma modalidade na qual o base-jumper salta de penhascos, prédios, antenas e até pontes. Para esse tipo de atividade, o base-jumper faz o uso de um pára-quedas apropriado para aberturas a baixas altitudes.
A sigla B.A.S.E provem de "Building Antenna Span & Earth.", ou em português, "Prédio, Antena, Ponte e Terra)", e onde o Earth se refere a cliff, falésia.
6 – PAINTBALL
Paintball (do inglês: paint= tinta1 + ball= bola2 ) é um esporte de combate, individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido que atiram bolas com tinta colorida .
O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal.
7 – SURF
O surfe , surf ou ainda surfing (dos termos ingleses surf e surfing), é uma prática desportiva efetuada na superfície da água.
Utilizavam-se, inicialmente, no Hawaii pranchas de madeira e, no Peru, de junco. As pranchas eram fabricadas pelos próprios usuários. Acreditava-se que, ao fabricar sua própria prancha, se transmitiam todas as energias positivas para ela e, ao se praticar o esporte, se libertava das "energias negativas".
8 – PARKOUR
Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.
Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.
9 – TIROLESA
A tirolesa é uma atividade esportiva de aventura originária da região do Tirol, na Áustria. Consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês.
Tal atividade permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem exigir esforço físico do praticante.
10 – ESCALADA ESPORTIVA
Escalada esportiva é uma técnica esportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas.
Gostou? Curta a página do blog no Facebook - BLOG DE EDUCACÃO FÍSICA
O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.
Muito bom esse material.
ResponderExcluirlegallll
ResponderExcluirmuito bom, me ajudou muito.. <3
ResponderExcluircaralho meu trabalho todo so aqui kkkk
ResponderExcluirAdorei muito legal ��
ResponderExcluirBom
ResponderExcluirobrigada me ajudou muito no meu trabalho.
ResponderExcluirÓtimo conteúdo!
ResponderExcluirMuito bom e legal
ResponderExcluirtop
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirexcelente material para que nós possamos conhecer mais sobre os esportes existentes em nosso país e fora dele.
ResponderExcluirmuito legal
ResponderExcluir